Os rios não correm em linha reta.Eles circulam os obstáculos, mas sempre chegam ao seu destino. sendo assim temos que passar por muitas coisas antes de chegarmos ao nosso destino ,porém o importante é chegar. Se lembrarmos que, os rios maiores correm com menos barulho. essa palavras é só pra dizer que hoje estou como um rio enorme sem querer fazer barulho e sim chegar de mansinho, porem com muito vitalidade.
MUNDO FILOSOFICO DE CASTRO
quarta-feira, junho 21, 2006
quinta-feira, junho 15, 2006
Ontem fui á cidade trabalhar,e por alguns instantes, dentro de um ônibus parei pra pensar fechando os olhos.Naquele breve" cochilo" percebi que tudo continuava a se mexer ao meu redor , nesse momento tive uma bela conclusão.
A netureza não depende de mim, ela segue seu curso mesmo que eu não perceba, se eu fechar meus olhos ou dormir tudo permanece se movimentando,impulsionado pela naturezas das coisas.Portanto não podemos modificar nossos destinos, pois o fato já está programado.
Dessa forma bate com teorias filosoficas agostinianas que acreditava na predestinação.Santo Agostinho dizia que tudo acontece de acordo com a vontade divina entâo o homem não tem participação.você acredita nisso?
quem sabe precisamos pensar mais nessas coisas.
domingo, junho 11, 2006
Dessa vez quero dividir um maravilhoso resumo de um livro que li esses dias. chama-se um, neunhum e cem mil do grande autor Luigi Pirandello.
O autor relata a vida de um homem milionario que derrepente discobre um difeito fisico, que ele mesmo não percebia. Esse defeito , era seu nariz torto para o lado direito, e justo ele que se achava um homem perfeito e com um fisico extraordinario. Sua mulher fez a terrivel descoberta num belo dia declarou "voce percebeu que seu nariz e torto pro lado direito? ". Ele que nunca esperava ouvir aquilo começou a indagar com seus amigos o que achavam disso? .E todos diziam que já haviam percebido isso.Porém para ele era surpresa dair em diante começou uma jornada para descobrir quem ele era.Com isso percebeu que para cada pessoa ele se apresentava diferente dependendo do que aquela pessoa tinha feito dele na sua mente. E assim ele levou toda uma vida procurando se entender mas não conseguiu vê-lo como os outros o viam.
sendo assim resolveu ser diferente para os outros e essas pessoas começaram a estranhar suas atitudes dizendo que não o conheciam mais.
Nesse contexto o autor nos revela que o homem tambem, torna a si mesmo como matéria e se constroi, sim, senhores como uma casa.Podemos conhecer apenas aquilo a que conseguimos da forma .Tanto isso é verdade que nós não nos conhecemos da forma que os outros nos conhecem. E no entanto não há outra realidade fora desta, senão na forma momentânea que conseguimos dar a nós mesmos, aos outros,às coisas.
quarta-feira, junho 07, 2006
hoje acordei atordoada com tanta violencia , dessa vez no proprio congresso brasileiro.
Então pensei como os filosofos já faziam antigamente, precisamos questionarmos mais sobre tudo . Assim poderei comentar sobre uma passagem de um grande filosofo da atualidade John Gray que diz:"Os pós-modernistas nos dizem que não existe algo como natureza, apenas o mundo flutuante de nossa proprias construções.¨Diante dessa afirmação posso perceber um ideal em cada mente humana. Então qual o ideal contido na cabeça e nas maos daquela moça que depredava os caixas eletronicos dentro do plenário? Isso só a mesma pode responder, mas sei que o nosso pos-modernismo nos traz muitas respostas para certas atitudes. A nossa massa está fermentada igual um bolo pronto para explodir. E que vamos fazer? nesse ponto volto a questão filosofica que nos diz questione! questione e questione. quem sabe assim chegaremos a uma solução.
sábado, junho 03, 2006
quem dera eu ser um animal
As pessoas pensam que o animal é inferior.E Se elas soubessem que nada são alem de animais. pense como seria se voce fosse um animal.então vamos lá. que tal um cachoro com o faro e a audição super aguçada.ou quem sabe um felino com a sua pespicacia e coragem emfim tudo isso é para dizer que a felicidade as vezes esta na simples liberdade de viver . não importa quem vc é o que importa é que vc sejs feliz.